terça-feira, 8 de março de 2011

Desafio: descreva Curitiba a sua maneira

Pseudônimo: Merini
Cidade natal: Campinas-SP
Idade: 21 anos
Quanto tempo mora em Curitiba: 20 anos e 6 meses.
.
.
Curitiba é a cidade das minhas raízes, dos meus melhores amigos, dos meus grandes e pequenos momentos, dos meus risos, dos meus choros e dos meus cantos. Curitiba é a cidade que tenho preservada como uma grande cidade, que apesar de alguns defeitos e problemas (assim como acontece com as pessoas) você aprende a gostar e respeitar e passa a dar valor ao que encontra aqui. Apesar do que dizem que curitibano é gente fria e sem coração. Eu acho que aqui tem muito calor sim, porque se não eu não me sentiria tão bem perto das pessoas que conheci aqui. Acredito que Curitiba é responsável por uma grande parte da minha formação cívica (não só a cidade em si, mas os colégios nos quais estudei). Aprendi a separar o lixo, não jogar lixo na rua e procurar, de alguma forma ou de outra, fazer a minha parte para manter a cidade limpa. Curitiba é a cidade que tem as quatro estações do ano em apenas um dia. E a gente pode bater perna, reclamar, gritar pra todo mundo que odeia tudo isso, mas quando sai de Curitiba e conhece outra realidade ou outro clima logo pensa: "queria tanto aquele friozinho de Curitiba" (mesmo que o friozinho só tenha vindo a noite, ou bem na hora que você levantou para trabalhar). Acho que estou me prolongando demais aqui. Mas é que é tão difícil de descrever algo tão grande, não só em extensão territorial, mas também em significados. Hoje, minha prima e eu, saímos para fazer o passeio da Linha Turismo da cidade. Pegamos o ônibus às 9 e meia da manhã e seguimos aos pontos turísticos da capital. Visitamos a Ópera de Arame, o Parque Tanguá e a Torre das Mercês, além de rodarmos por todo o circuito que a Linha oferece. E foi simplesmente encantador, visitar bairros por vezes inacessíveis (a quem mora muito longe) e conhecer coisas novas, ter novas visões da cidade. Quando saíamos do parque Tanguá e passeávamos pela região era possível ver a cidade de longe, como se estivéssemos em um mirante e era lindo observar ao fundo a Serra do Mar. E quando chegamos a Torre foi simplesmente fabuloso enxergar a capital em seus 360º. Não tenho palavras. Só indo até para saber como é. Sabe, eu adoro essa cidade, suas cores (às vezes um tanto cobertas pelo cinza do céu ou o branco da neblina), sua gente, suas histórias, as luzes durante a noite. Mas acima de tudo, aprendi a amar essa cidade porque foi nela que criei verdadeiros laços.
.

Um comentário:

Jeferson Santiago disse...

Cidade que como vc disse, apresenta defeitos, como nós, seres humanos...
Mas suas características singulares, a tornam a Capital das 4 Estações Num Dia Só... Na cidade acinzentada no céu, mas de um verde esplenderoso que vem desde a Serra do Mar até a outra ponta da cidade...
Cidade que possui uma beleza até no escuro da noite, iluminada por estrelas artificiais e naturais em seu céu...